terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nicarágua



Nicarágua

Capital: Manágua
Cidade mais populosa: Manágua
Área: 129.494 km²
Idioma: Espanhol (oficial), Inglês e Dialectos indígenas locais (não oficiais)
População: 5.603.000 habitantes
Densidade Populacional: 42 hab./km²
Regime político: República presidencialista
Hino nacional: “Salve a ti”
Lema: En Dios Confiamos "Em Deus confiamos"
Moeda: Córdoba (NIO)
Religião: Católicos 74,1%, Protestantes 16,9 %, Sem/Outras 9%

Clima: O clima é tropical, com chuvas em Maio e Outubro.

Geografia: A Nicarágua é a maior das repúblicas da América Central, ao sul do México, situada entre o Caribe e o Pacífico. Há montanhas vulcânicas ativas paralelas à costa ocidental. O sul é dominado pelos lagos Manágua e Nicarágua.

Economia: A economia nicaraguense é sobretudo agrícola. Os depósitos de material vulcânico enriqueceram o solo, o que torna o país extremamente fértil. Quase a metade do território está coberta por selva. Além disso, o país conta com depósitos de ouro, prata, sal e cobre. Os principais produtos comerciais agrícolas são: café, algodão e banana. Outros cultivos destacados são: cana-de-açúcar, milho, frutas (laranja, banana e abacaxi), arroz, mandioca, sorgo e feijão.Nicarágua é um dos primeiros países da América Central em criação de gado; em 2003 o país contava com 3,50 milhões de cabeças de vaca, 4.350 de ovinos, 405.000 de suínos e 6.800 de caprinos.

História: Os primeiros povoamentos na Nicarágua apareceram há milhares de anos, embora tenham deixado poucos vestígios de sua civilização. Os espanhóis chegaram à costa nicaraguense através de Cristóvão Colombo, que chegou à foz do rio San Juan em 16 de setembro de 1502. A primeira expedição espanhola, liderada por Gil González Dávila, chegou somente em 1522, depois da conquista do atual México. A expedição chegou a atravessar o lago Nicarágua, mas foi expulsa pelos nativos. A primeira colonização espanhola foi levada a cabo por Francisco Hernándes de Córdoba (preposto de Pedrarias Dávila, governador do Panamá), que fundou as cidades de Granada, no lago Nicarágua, e León, no lago Manágua, em 1524. Pedrarias foi nomeado governador da Nicarágua em 1527. Em seguida, a colônia passou sucessivamente da jurisdição da audiência de Panamá à de Los Confines, Honduras e, em 1570, à da Guatemala. Após um breve ciclo de extração de ouro, a economia progrediu lentamente.

1 comentário:

  1. hola Rúben,conocí tu blog a través de Elías y siempre me acerco a el cuando quiero aprender más de los paises.en mi blog te dejo un premio que espero te guste.un saludo bloggero;)

    ResponderEliminar