sexta-feira, 13 de novembro de 2009

El Salvador



El Salvador

Capital: San Salvador
Cidade mais populosa: San Salvador
Área: 21.041 km²
Idioma: Espanhol
População: 7.066.403 habitantes
Densidade populacional: 318 hab./km²
Regime político: República presidencialista
Hino nacional: Himno Nacional de El Salvador
Lema: "Dios, Unión, Libertad" ("Deus, União, Liberdade")
Moeda: Dólar americano (USD)
Religião: Católicos 74,9 %; Protestantes 22,2 %; Sem/Outras1,9 %

Clima: O clima é tropical na costa e temperado nas zonas altas.

Geografia: El Salvador é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar das Caraíbas, tendo apenas costa pacífica. O interior é montanhoso e no litoral existe uma estreita planície costeira, que é mais larga no centro do país, na área da foz do rio Lempa e da baía de Jiquilisco. No interior centro existe também um planalto. Em termos de área, é o menor país da América continental.

Economia: A pobre economia de El Salvador sofre com um fraco sistema de cobrança de impostos, fechos de fábricas, as consequências do furacão Mitch e baixos preços de café no mercado mundial. No lado positivo, a inflação caiu para menos de 10% nos últimos anos e as exportações cresceram significativamente. O grande déficit comercial foi atenuado pelas remessas do grande número de salvadorenhos que vive no exterior, fugindo da repressão militar e da estagnação económica, e pela ajuda internacional.

História: El Salvador foi descoberto por Andrés Niño, piloto da expedição de Gil González Dávila a Nicarágua (1522). Alguns séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, a parte ocidental de El Salvador era habitada pelos Maias. Foi conquistado por Pedro de Álvarado, representante de Hernán Cortés. Durante o período colonial, a região fazia parte do vice-reinado da Nova Espanha, mas estava sujeita à jurisdição do comandante-geral estabelecido na cidade de Guatemala. O primeiro movimento de independência em relação à Espanha ocorreu em San Salvador em 1811, mas sua conquista só se verificou em 1821, quando passou ao domínio do México. Em 1823, quando o império mexicano se dissolveu, El Salvador tornou-se um dos estados membros da Federação das Províncias Unidas da América Central (juntamente com Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica) e, com a ruptura da entidade, em 1838, tornou-se uma república independente. El Salvador tornou-se independente da Espanha em 1821 e entrou em 1842 para a Federação Centro-Americana. Uma guerra civil de 12 anos, que custou as vidas de cerca de 75 000 pessoas, chegou ao fim em 1992, quando o governo de direita e a guerrilha de esquerda assinaram um tratado que levou a reformas militares e políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário