Belize
Capital: Belmopan
Cidade mais populosa: Cidade do Belize
Área: 22 966 km²
Idioma: inglês (oficial) 6%, espanhol (de facto) 43%, crioulo 37% (censo 2000)
População: 320.000 habitantes
Densidade Populacional: 13 hab./Km²
Regime político: Democracia parlamentarista e monarquia constitucional
Hino nacional:
Lema: Sub Umbra Floreo (latim) "Floresço à sombra"
Moeda: Dólar de Belize (BZD)
Religião: cristianismo 93,7% (católicos, anglicanos, pentecostais, metodistas, adventistas, menonitas, outros cristãos), ateísmo 6%, outras 0,3%.
Clima: O clima local é tropical e normalmente muito quente e húmido. A temporada chuvosa dura de Maio a Novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.
Geografia: O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Pico Victoria, a 1160 metros de altura. Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costa caribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral.
Economia: A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird.
História: Até à chegada dos europeus, era habitada pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1968, os E.U.A. foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em 1981. Guatemala reconheceu a república em 1992.
Les dissidències al bloc occidental
Há 12 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário