terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nicarágua



Nicarágua

Capital: Manágua
Cidade mais populosa: Manágua
Área: 129.494 km²
Idioma: Espanhol (oficial), Inglês e Dialectos indígenas locais (não oficiais)
População: 5.603.000 habitantes
Densidade Populacional: 42 hab./km²
Regime político: República presidencialista
Hino nacional: “Salve a ti”
Lema: En Dios Confiamos "Em Deus confiamos"
Moeda: Córdoba (NIO)
Religião: Católicos 74,1%, Protestantes 16,9 %, Sem/Outras 9%

Clima: O clima é tropical, com chuvas em Maio e Outubro.

Geografia: A Nicarágua é a maior das repúblicas da América Central, ao sul do México, situada entre o Caribe e o Pacífico. Há montanhas vulcânicas ativas paralelas à costa ocidental. O sul é dominado pelos lagos Manágua e Nicarágua.

Economia: A economia nicaraguense é sobretudo agrícola. Os depósitos de material vulcânico enriqueceram o solo, o que torna o país extremamente fértil. Quase a metade do território está coberta por selva. Além disso, o país conta com depósitos de ouro, prata, sal e cobre. Os principais produtos comerciais agrícolas são: café, algodão e banana. Outros cultivos destacados são: cana-de-açúcar, milho, frutas (laranja, banana e abacaxi), arroz, mandioca, sorgo e feijão.Nicarágua é um dos primeiros países da América Central em criação de gado; em 2003 o país contava com 3,50 milhões de cabeças de vaca, 4.350 de ovinos, 405.000 de suínos e 6.800 de caprinos.

História: Os primeiros povoamentos na Nicarágua apareceram há milhares de anos, embora tenham deixado poucos vestígios de sua civilização. Os espanhóis chegaram à costa nicaraguense através de Cristóvão Colombo, que chegou à foz do rio San Juan em 16 de setembro de 1502. A primeira expedição espanhola, liderada por Gil González Dávila, chegou somente em 1522, depois da conquista do atual México. A expedição chegou a atravessar o lago Nicarágua, mas foi expulsa pelos nativos. A primeira colonização espanhola foi levada a cabo por Francisco Hernándes de Córdoba (preposto de Pedrarias Dávila, governador do Panamá), que fundou as cidades de Granada, no lago Nicarágua, e León, no lago Manágua, em 1524. Pedrarias foi nomeado governador da Nicarágua em 1527. Em seguida, a colônia passou sucessivamente da jurisdição da audiência de Panamá à de Los Confines, Honduras e, em 1570, à da Guatemala. Após um breve ciclo de extração de ouro, a economia progrediu lentamente.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Honduras


Honduras  

Capital: Tegucigalpa
Cidade mais populosa: Tegucigalpa
Área: 112.088 Km²
Idioma: Espanhol
População: 7.639.327 habitantes
Densidade Populacional: 62 hab./km²
Regime político: República presidencialista
Hino nacional: Himno Nacional de Honduras("Livre, Soberana e Independente")
Lema: "Libre, Soberana e Independiente" ("Livre, Soberana e Independente")
Moeda: Lempira (HNL)
Religião: cristianismo 100% (católicos 91,7%, protestantes ou outras 8,3%)

Clima: Tropical

Geografia: Honduras é um país da América Central, limitado a norte pelo Golfo das Honduras, a norte e a leste pelo Mar das Caraíbas (por onde possui fronteira marítima com o território colombiano de San Andrés e Providencia), a sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala.

Economia: Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos das Américas. A agricultura é um ponto importante na sua economia, empregando quase dois terços de sua mão-de-obra.
Os principais produtos da pauta de exportações são: café, banana e camarão.
Principais Sectores na Composição do Produto Interno Bruto:
- Agricultura: 12,8% - Indústria: 31,9% - Serviços: 55,3%
Principais parceiros comerciais: EU, Guatemala, Japão, El Salvador, Alemanha, Bélgica, Reino Unido.

História: Honduras foi descoberta em 1502, por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem. Colombo encontrou um território marcado pela presença da civilização maia, e só após um período de guerra contra os índios (1523-1539) é que os Espanhóis conseguiram assegurar o controle da colônia, que, a partir de 1570, passou a estar sob a administração geral da Guatemala (também colônia espanhola).
Com a independência da Espanha, em 1821, tornou-se parte do império de Augustín de Iturbide. As Honduras lideraram, a partir de 1824, a União ou República Federal das Províncias Unidas da América Central até 1838, ano em que se retiraram daquela federação, proclamando a total independência de Honduras a 5 de Novembro daquele ano. A situação de Estado independente data de quando a união se rompeu e uma ininterrupta sucessão de caudilhos dominou o país no restante do século XIX.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

El Salvador



El Salvador

Capital: San Salvador
Cidade mais populosa: San Salvador
Área: 21.041 km²
Idioma: Espanhol
População: 7.066.403 habitantes
Densidade populacional: 318 hab./km²
Regime político: República presidencialista
Hino nacional: Himno Nacional de El Salvador
Lema: "Dios, Unión, Libertad" ("Deus, União, Liberdade")
Moeda: Dólar americano (USD)
Religião: Católicos 74,9 %; Protestantes 22,2 %; Sem/Outras1,9 %

Clima: O clima é tropical na costa e temperado nas zonas altas.

Geografia: El Salvador é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar das Caraíbas, tendo apenas costa pacífica. O interior é montanhoso e no litoral existe uma estreita planície costeira, que é mais larga no centro do país, na área da foz do rio Lempa e da baía de Jiquilisco. No interior centro existe também um planalto. Em termos de área, é o menor país da América continental.

Economia: A pobre economia de El Salvador sofre com um fraco sistema de cobrança de impostos, fechos de fábricas, as consequências do furacão Mitch e baixos preços de café no mercado mundial. No lado positivo, a inflação caiu para menos de 10% nos últimos anos e as exportações cresceram significativamente. O grande déficit comercial foi atenuado pelas remessas do grande número de salvadorenhos que vive no exterior, fugindo da repressão militar e da estagnação económica, e pela ajuda internacional.

História: El Salvador foi descoberto por Andrés Niño, piloto da expedição de Gil González Dávila a Nicarágua (1522). Alguns séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, a parte ocidental de El Salvador era habitada pelos Maias. Foi conquistado por Pedro de Álvarado, representante de Hernán Cortés. Durante o período colonial, a região fazia parte do vice-reinado da Nova Espanha, mas estava sujeita à jurisdição do comandante-geral estabelecido na cidade de Guatemala. O primeiro movimento de independência em relação à Espanha ocorreu em San Salvador em 1811, mas sua conquista só se verificou em 1821, quando passou ao domínio do México. Em 1823, quando o império mexicano se dissolveu, El Salvador tornou-se um dos estados membros da Federação das Províncias Unidas da América Central (juntamente com Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica) e, com a ruptura da entidade, em 1838, tornou-se uma república independente. El Salvador tornou-se independente da Espanha em 1821 e entrou em 1842 para a Federação Centro-Americana. Uma guerra civil de 12 anos, que custou as vidas de cerca de 75 000 pessoas, chegou ao fim em 1992, quando o governo de direita e a guerrilha de esquerda assinaram um tratado que levou a reformas militares e políticas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Belize



Belize


Capital: Belmopan
Cidade mais populosa: Cidade do Belize
Área: 22 966 km²
Idioma: inglês (oficial) 6%, espanhol (de facto) 43%, crioulo 37% (censo 2000)
População: 320.000 habitantes
Densidade Populacional: 13 hab./Km²
Regime político: Democracia parlamentarista e monarquia constitucional
Hino nacional:
Lema: Sub Umbra Floreo (latim) "Floresço à sombra"
Moeda: Dólar de Belize (BZD)
Religião: cristianismo 93,7% (católicos, anglicanos, pentecostais, metodistas, adventistas, menonitas, outros cristãos), ateísmo 6%, outras 0,3%.

Clima: O clima local é tropical e normalmente muito quente e húmido. A temporada chuvosa dura de Maio a Novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.

Geografia: O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Pico Victoria, a 1160 metros de altura. Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costa caribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral.

Economia: A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird.

História: Até à chegada dos europeus, era habitada pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1968, os E.U.A. foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em 1981. Guatemala reconheceu a república em 1992.

domingo, 1 de novembro de 2009

Guatemala



Guatemala

Capital: Cidade da Guatemala
Cidade mais populosa: Cidade da Guatemala
Área: 108.890 km²
População: 12.728.111 habitantes
Densidade Populacional: 134.6 hab./Km²
Regime político: República presidencialista
Hino nacional: Himno Nacional de Guatemala
Lema: Libre Crezca Fecundo ("Livre, cresça fecundo")
Moeda: Quetzal
Religião: Católicos-romanos - 58%; Protestantes - 40%;Religiões maias tradicionais - 1%; Muçulmanos - 0,7%; Budistas e Hinduístas - 0,2%; Outras religiões - 0,1%.

Clima: A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38ºC. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano.

Geografia: A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m. Ao Sul e a Leste as altitudes são menores. O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros.

Economia: A economia da Guatemala baseia-se predominantemente na agricultura. Um quarto do PIB, dois terços das exportações e metade da força de trabalho do país provém do campo.Os principais produtos são: café, açúcar, bananas. A distribuição de riquezas do país é bastante desigual, com 52,6% da população abaixo da linha da pobreza (2007).

História: Do século IV ao século XI, as terras baixas da região de Péten foram o coração da florescente civilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados. Embora os conquistadores espanhóis tenham chegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.A Guatemala, até 1821, foi uma colônia da Espanha.