DominicaCapital: Roseau
Cidade mais populosa: Roseau
Área: 751 km²
Idioma: Inglês
População: 72.514 habitantes
Densidade Populacional: 91 hab./km²
Regime político: República parlamentarista
Lema: "After God is the Earth" ("Depois de Deus, está a Terra")
Hino Nacional: "Isle of Beauty, Isle of Splendour" ("Ilha de Beleza, Ilha de Explendor")
Moeda: Dólar do Caribe Oriental (XCD)
Religião: cristianismo 79,2% (católicos), outras 20,8%.
Clima: O clima da ilha é tropical, moderado pelos Alísios de nordeste e por muita precipitação. O interior compõe-se de montanhas escarpadas de origem vulcânica, que atingem os 1 447m de altitude no Morne Diablatins.
Geografia: Dominica é uma ilha no mar das Caraíbas, situada a cerca de meio caminho entre Porto Rico e Trinidade e Tobago. Por vezes conhecida como "A Ilha da Natureza", a maior parte da ilha está coberta por floresta húmida. É também nesta ilha que se situa o segundo maior lago de água quente do mundo, o Boiling Lake.
Economia: A economia de Dominica é fortemente dependente da agricultura, principalmente da banana, e permanece muito dependente das condições climáticas. O turismo tem crescido, e o governo busca promover o país como destino para o ecoturismo. Entretanto, a própria geografia do país dificulta isto, pois há poucas praias, a costa não permite a instalação de amplos portos, e falta um aeroporto internacional. Os principais produtos agrários de exportação são, além da banana, o tabaco, vegetais, citrino, copra, óleo de coco e outros óleos essenciais tais como o óleo baía. A indústria é pouca e concentrada em poucos bens de consumo, como sabão, óleo de coco, extracção da copra, mobiliário, blocos de cimento e calçados.
História:
1.Colonização
Tribos guerreiras caraíbas habitam a ilha de Dominica antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1493. O relevo acidentado da ilha retarda sua exploração pelos europeus, mas sua posição estratégica faz dela centro de disputa entre ingleses e franceses no século XVII. Os ingleses tomam posse da ilha em 1783. Conflitos entre colonos e nativos levam à quase extinção dos caraíbas - daí a predominância actual de negros, descendentes de escravos, na população.
2.Independência
Dominica fez parte da Federação das Ilhas de Sotavento, de 1871 a 1939. Das Ilhas de Barlavento, de 1940 a 1958. Em 1958, Dominica juntou-se a Federação das Índias Ocidentais (West Indies Federation). Já em 1967, torna-se um Estado livre associado ao Reino Unido, que continuava controlando a política externa e de defesa da ilha. A independência é proclamada em 1978.
Sem comentários:
Enviar um comentário