segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cuba




Cuba


Capital: Havana
Cidade mais populosa: Havana
Área: 110.861 km²
Idioma: Castelhano
População: 11.382.820 Habitantes
Densidade Populacional: 102 hab./km²
Regime político: República Socialista
Lema: Patria o Muerte ("Pátria ou Morte")
Hino Nacional: La Bayamesa
Moeda: Peso (CUC)
Religião: Católicos praticantes eram 38,8%, os ateus 35,4%, religião yoruba (santeria) 17%, protestantes 6,6%, e os sem filiação/outros 2,2%.

Clima: O clima é tropical, embora temperado pelos ventos Alísios. Existe uma estação relativamente seca de Novembro a Abril e uma estação mais chuvosa de Maio a Outubro.

Geografia: Cuba é um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas. As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude, com uma superfície de 2.200 km². A longa ilha de Cuba é a maior destas ilhas das Caraíbas com uma superfície 104.945 km². O conjunto do arquipélago cubano, possui uma superfície de 110.860 Km² e uma extensão territorial de 1.200 Km. Banhada a norte pelo estreito da Florida e pelo oceano Atlântico Norte, a noroeste pelo golfo do México, a oeste pelo canal da Península de Iucatã, a sul pelo mar das Caraíbas e a leste pela passagem de Barlavento. A ilha de Cuba é a 16ª maior ilha do mundo, e, está formada principalmente por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas maioritariamente na zona sudeste da ilha. O ponto mais elevado é o Pico Real del Turquino com 2.005 m.

Economia: A economia, controlada pelo estado, é fundamentalmente agrícola. A principal cultura é a bengala ao açúcar, a Cuba é o primeiro exportador mundial de açúcar. A queda dos preços do açúcar (e das outras matérias primas) nos anos 80 e 90 obrigou uma diversificação da produção. O tabaco e os citrinos trazem bons rendimentos à economia. A indústria é consagrada em parte ao tratamento dos produtos agrícolas e produz igualmente cimento, adubos, o do têxtil, os edifícios pré-fabricados, as máquinas agrícolas e os produtos de consumo doméstico. A indústria do turismo está cheio crescimento e é uma fonte vital para a entrada das divisas; é para aquilo que o governo investiu imensamente para criar uma infra-estrutura necessária. O gordo problema da economia cubana é o bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos, em 1998 com a lei Helms-Burton que prejudica as companhias estrangeiras que fazem o comércio com a Cuba, o que complicou as relações comerciais.

História: As escavações arqueológicas, os dados históricos e a toponímia do país indicam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos chamados índios siboneyes e taínos que pertenciam a tribos de agricultores e oleiros. A conquista e a colonização trouxeram como consequência seu extermínio, entretanto, seus traços físicos manifestam-se em alguns membros de famílias isoladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário