Barbados Capital: Bridgetown
Cidade mais populosa: Bridgetown
Área: 431 km²
Idioma: Inglês
População: 279.254 habitantes
Densidade Populacional: 647 hab./km²
Regime político: Monarquia Constitucional Parlamentar
Lema: Pride and Industry ("Orgulho e Indústria")
Hino Nacional: In Plenty and In Time of Need
Moeda: Dólar de Barbados (BBD)
Religião: Cristianismo 67,2% (anglicanos 33%, outros protestantes 29,8%, católicos 4,4%), sem filiação 20,2%, outras 12,6% (1990)
Clima: O clima é tropical, com uma estação das chuvas de Junho a Outubro.
Geografia: Barbados é uma ilha relativamente plana, erguendo-se em vertentes de pequena inclinação até uma região central mais elevada, cujo ponto cimeiro é o monte Hillaby, com 336 m de altitude. Situa-se numa posição ligeiramente excêntrica no Oceano Atlântico, quando comparada com as restantes ilhas das Caraíbas.
Economia: O país tem uma economia baseada no turismo, nas finanças (paraíso fiscal) e na exportação de açúcar e seus derivados (rum). Com excepção da cana-de-açúcar, os produtos cultivados são para consumo local. O petróleo e o gás natural são produzidos em pequenas quantidades. O Governo incentivou o investimento na produção de medicamentos, de vestuário, de cerâmica, de vidro e de compostos electrónicos. Os outros produtos existentes são o açúcar, o melaço, os cigarros, o papel e os têxteis. Os principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, o Reino Unido, a Jamaica, Venezuela e Trindade e Tobago.
História: Descoberta pelos Espanhóis em 1492, foi visitada pelos Portugueses de 1536 até 1625. Nesta data foi reclamada pelos Britânicos em nome de Jaime I de Inglaterra, que lhe iniciaram a colonização em 1627-1628.Manteve-se como colónia britânica até 1966, ano de sua independência política. Membro da Comunidade Britânica, o país é governado por um primeiro-ministro apoiado pelo Senado e pela Assembleia.
Sem comentários:
Enviar um comentário