quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Saint-Pierre e Miquelon




Saint-Pierre e Miquelon

Capital: Saint-Pierre
Cidade mais populosa: Saint-Pierre
Área: 242 km²
Idioma: Francês
Grupos étnicos: Bascos, Bretões e Normandos
População: 6.125 habitantes
Densidade Populacional: 25/km²
Regime político: Território Dependente
Hino nacional: La Marseillaise
Lema: A Mare Labor (Latin) "Trabalhar, desde de mar"
Moeda: Euro
Clima: Frio e nublado (gelado)

Geografia: Saint-Pierre e Miquelon é um pequeno território francês com 242 km² situado a sul da ilha canadense da Terra Nova, na América do Norte, a mais de 1800 km a Leste de Montréal. Trata-se de duas pequenas ilhas, Saint-Pierre (a capital) e Miquelon, banhadas pelo Oceano Atlântico, a cerca de 20 km da costa canadiana.
Saint-Pierre é a ilha principal do arquipélago, centro administrativo e comercial, tem uma população de 6500 habitantes, na sua maioria descendentes de Bascos, Normandos e Bretões (nacionalidades cujos estandartes figuram na própria bandeira de Saint-Pierre e Miquelon).

Economia: Esforços têm sido feitos com a ajuda do governo francês para diversificar a economia local. O Turismo tem sido desenvolvido, as fazendas e as fazendas de vieiras, a pesca do caranguejo e da agricultura.

Cultura: Patriotismo francês é muito forte nas ilhas e os ilhéus são orgulhosos de que parte de suas terras foi trazida da França em navios.

História: As ilhas foram descobertas em 1520 pelo navegador português José Álvares Fagundes que as baptizou como Ilhas das Onze Mil Virgens. No entanto, o rei designa-as por Ilhas Verdes. Em 1535, Jacques Cartier reclama-as para França. A colonização francesa inicia-se efectivamente apenas em 1604. Entre 1708 e 1816 é ocupada por longos períodos pelos britânicos, mas torna-se definitivamente colónia francesa naquela data.

Sem comentários:

Enviar um comentário