quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Gronelândia

Gronelândia

Capital: Nuuk

Área: 2,166,086 km²

Idiomas: Dinamarquês e Gronelandês

População: 57.564 habitantes (esquimós)

Densidade populacional:0.26 hab./km²

Regime político: Governo autónomo da Dinamarca

Hino nacional: "Tu, Nossa Antiga Terra"

Monarca: Margarida II

Moeda: Coroa dinamarquesa

Religião: Luterana

Clima: A maior parte da Gronelândia é coberta com uma camada de gelo de espessura, por vezes superior a 2.000 metros, cobrindo cerca de 85% da área total e tem uma área de 2,500 km de norte a sul e 1.000 km de leste a oeste, 10% da água doce do mundo encontra-se na Gronelândia. A vegetação é muito limitada e é constituída principalmente por líquenes, musgos e arbustos, com poucas matas de vidoeiro árvores ao longo da costa ao sul e oeste, onde o clima é temperado pelas correntes marítimas quente.

Geografia: A Gronelândia é uma região autónoma dinamarquesa que ocupa a ilha do mesmo nome e ilhas adjacentes, ao largo da costa nordeste da América do Norte. A Gronelândia é a maior ilha do mundo e tem mais de 44.000 km de linha de costa. A população é escassa, confinada a pequenos povoados na costa. A ilha tem a segunda maior reserva de gelo do mundo, apenas ultrapassada pela Antárctica.As costas gronelandesas dão, a norte, para o Oceano Glacial Árctico, a leste para o Mar da Gronelândia, a leste e sul para o Oceano Atlântico e a oeste para o Mar do Labrador e Baía de Baffin. A terra mais próxima é a ilha Ellesmere, a mais setentrional das ilhas do Arquipélago Árctico Canadiano, da qual está separada pelo Estreito de Nares.

Economia:Recursos minerais (zinco, chumbo, minério de ferro, carvão, molibdénio, ouro, platina e urânio) são abundantes. A descoberta de petróleo, zinco e ouro, em 1994, promete mudar a economia, ainda bastante dependente da Dinamarca, que também responde por sua defesa e relações externas. A economia baseia-se na extracção de bens minerais e também na pesca, caça às focas e baleias.A caça à foca marca a vida dos habitantes do norte. A Gronelândia hoje é criticamente dependentes da pesca e das exportações de pescado, sendo que a indústria da pesca de camarões é de longe a mais rentável.

História: Em tempos pré-históricos, a Gronelândia, foi a residência de um certo número de culturas paleo-esquimós. A partir de 984 d.C., foi colonizada por noruegueses assentados em dois assentamentos na costa oeste sobre os fiordes perto da ponta sudoeste da ilha. Eles prosperaram durante alguns séculos, mas, após quase quinhentos anos de habitação, desapareceram por volta do século XV.Durante a Segunda Guerra Mundial, a Gronelândia separou-se de facto, tanto social como economicamente, da Dinamarca, aproximando-se mais dos Estados Unidos e Canadá. Depois da guerra, o controlo da ilha voltou à Dinamarca, retirando-lhe o estatuto de colónia, e, apesar da Gronelândia continuar fazendo parte do Reino da Dinamarca, é autónoma desde 1979.


Sem comentários:

Enviar um comentário