segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cuba




Cuba


Capital: Havana
Cidade mais populosa: Havana
Área: 110.861 km²
Idioma: Castelhano
População: 11.382.820 Habitantes
Densidade Populacional: 102 hab./km²
Regime político: República Socialista
Lema: Patria o Muerte ("Pátria ou Morte")
Hino Nacional: La Bayamesa
Moeda: Peso (CUC)
Religião: Católicos praticantes eram 38,8%, os ateus 35,4%, religião yoruba (santeria) 17%, protestantes 6,6%, e os sem filiação/outros 2,2%.

Clima: O clima é tropical, embora temperado pelos ventos Alísios. Existe uma estação relativamente seca de Novembro a Abril e uma estação mais chuvosa de Maio a Outubro.

Geografia: Cuba é um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas. As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude, com uma superfície de 2.200 km². A longa ilha de Cuba é a maior destas ilhas das Caraíbas com uma superfície 104.945 km². O conjunto do arquipélago cubano, possui uma superfície de 110.860 Km² e uma extensão territorial de 1.200 Km. Banhada a norte pelo estreito da Florida e pelo oceano Atlântico Norte, a noroeste pelo golfo do México, a oeste pelo canal da Península de Iucatã, a sul pelo mar das Caraíbas e a leste pela passagem de Barlavento. A ilha de Cuba é a 16ª maior ilha do mundo, e, está formada principalmente por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas maioritariamente na zona sudeste da ilha. O ponto mais elevado é o Pico Real del Turquino com 2.005 m.

Economia: A economia, controlada pelo estado, é fundamentalmente agrícola. A principal cultura é a bengala ao açúcar, a Cuba é o primeiro exportador mundial de açúcar. A queda dos preços do açúcar (e das outras matérias primas) nos anos 80 e 90 obrigou uma diversificação da produção. O tabaco e os citrinos trazem bons rendimentos à economia. A indústria é consagrada em parte ao tratamento dos produtos agrícolas e produz igualmente cimento, adubos, o do têxtil, os edifícios pré-fabricados, as máquinas agrícolas e os produtos de consumo doméstico. A indústria do turismo está cheio crescimento e é uma fonte vital para a entrada das divisas; é para aquilo que o governo investiu imensamente para criar uma infra-estrutura necessária. O gordo problema da economia cubana é o bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos, em 1998 com a lei Helms-Burton que prejudica as companhias estrangeiras que fazem o comércio com a Cuba, o que complicou as relações comerciais.

História: As escavações arqueológicas, os dados históricos e a toponímia do país indicam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos chamados índios siboneyes e taínos que pertenciam a tribos de agricultores e oleiros. A conquista e a colonização trouxeram como consequência seu extermínio, entretanto, seus traços físicos manifestam-se em alguns membros de famílias isoladas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Barbados




Barbados


Capital: Bridgetown
Cidade mais populosa: Bridgetown
Área: 431 km²
Idioma: Inglês
População: 279.254 habitantes
Densidade Populacional: 647 hab./km²
Regime político: Monarquia Constitucional Parlamentar
Lema: Pride and Industry ("Orgulho e Indústria")
Hino Nacional: In Plenty and In Time of Need
Moeda: Dólar de Barbados (BBD)
Religião: Cristianismo 67,2% (anglicanos 33%, outros protestantes 29,8%, católicos 4,4%), sem filiação 20,2%, outras 12,6% (1990)

Clima: O clima é tropical, com uma estação das chuvas de Junho a Outubro.

Geografia: Barbados é uma ilha relativamente plana, erguendo-se em vertentes de pequena inclinação até uma região central mais elevada, cujo ponto cimeiro é o monte Hillaby, com 336 m de altitude. Situa-se numa posição ligeiramente excêntrica no Oceano Atlântico, quando comparada com as restantes ilhas das Caraíbas.

Economia: O país tem uma economia baseada no turismo, nas finanças (paraíso fiscal) e na exportação de açúcar e seus derivados (rum). Com excepção da cana-de-açúcar, os produtos cultivados são para consumo local. O petróleo e o gás natural são produzidos em pequenas quantidades. O Governo incentivou o investimento na produção de medicamentos, de vestuário, de cerâmica, de vidro e de compostos electrónicos. Os outros produtos existentes são o açúcar, o melaço, os cigarros, o papel e os têxteis. Os principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, o Reino Unido, a Jamaica, Venezuela e Trindade e Tobago.

História: Descoberta pelos Espanhóis em 1492, foi visitada pelos Portugueses de 1536 até 1625. Nesta data foi reclamada pelos Britânicos em nome de Jaime I de Inglaterra, que lhe iniciaram a colonização em 1627-1628.Manteve-se como colónia britânica até 1966, ano de sua independência política. Membro da Comunidade Britânica, o país é governado por um primeiro-ministro apoiado pelo Senado e pela Assembleia.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Bahamas




Bahamas

Capital: Nassau
Cidade mais populosa: Nassau
Área: 13,878 km²
Idioma: Inglês
População: 323.000 habitantes
Densidade Populacional: 23,27 hab./km²
Regime político: Comunidade das Nações
Lema: Forward Upward Onward Together ("Para a frente, para cima, em frente, juntos")
Hino Nacional: March On, Bahamaland ("Marche, terra das Bahamas")
Moeda: Dólar das Bahamas (BSD)
Religião: cristianismo 78,4% (anglicanos 16%, batistas 31,1%, outros protestantes 15,3%), outras 21,6% (1990)

Clima: O clima local é tropical, moderado pelas águas quentes da corrente do Golfo, com furacões e tempestades tropicais frequentes entre Maio e Outubro.

Geografia: A maior ilha das Bahamas é a ilha de Andros, no ocidente do arquipélago. A ilha de New Providence, a leste de Andros, é onde se localiza a capital, Nassau, e onde mora cerca de dois terços de toda a população do país. Outras ilhas importantes são a Grande Bahama no norte e Inágua a sul.
A maior parte das ilhas — formações de coral — são relativamente planas, com algumas colinas baixas e arredondadas, a mais alta das quais é o monte Alvernia, na ilha Cat, com 63 m de altitude.

Economia: Nas Bahamas o turismo e a indústria pesqueira são extremamante relevantes para a economia havendo minerais como sal, e aragonita em seu território.
A produção agrícola destina-se ao consumo local (milho, trigo, frutas) e à exportação (cana-de-açúcar, bananas, algodão, sisal e verduras). A exploração florestal abastece de madeira a construção. A pesca de vários tipos de peixes é importante receita para algumas ilhas. A indústria é pouco desenvolvida. A produção de cimento, sal, rum e outras bebidas se complementa com o refino de petróleo. O turismo é a principal fonte de renda: por sua beleza, ótimo clima, intercâmbio facilitado, e outros.

História: O arquipélago de Bahamas (nome derivado do espanhol bajamar, "maré baixa"), era habitado por índios arauaques antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Ocupadas por ingleses desde o século XVI, as Bahamas serviram de refúgio a piratas. A lavoura de algodão entra em declínio com o fim da escravidão, em 1834. Após a II Guerra Mundial, cresce o turismo no país.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Antígua e Barbuda





Antígua e Barbuda

Capital: Saint John's
Cidade mais populosa: Saint John's
Área: 280 km²
Idioma: Inglês
População: 84.552 habitantes
Densidade Populacional: 184 hab./km²
Regime político: Monarquia Constitucional Parlamentar
Lema: Each Endeavouring, All Achieving "Cada um esforçando-se, todos alcançaremos"
Hino Nacional: Fair Antigua, We Salute Thee
Moeda: Dólar do Caribe Oriental (XCD)
Religião: cristianismo 84,5% (protestantes 73,7%, católicos 10,8%), rastas 0,8%, outras 14,7%.

Clima: Marítimo tropical; pequena variação sazonal de temperaturas.

Geografia: A área total compreende a ilha maior, Antígua, a mais populosa, com 280 Km² e suas dependências: Barbuda, com 160 Km², e Redonda, com 2 Km². As ilhas pertencem ao grupo de Sotavento das Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores.Antígua possui baías com recifes de coral e grandes dunas. As amplas baías, que oferecem portos seguros, a difereciam do resto do Caribe. Barbuda tem origem coralina, com uma grande lacuna no lado ocidental. Ela se compõe de um pequeno vulcão unido a uma planície calcária. Praias de areia fina completam sua paisagem. Redonda é uma pequena ilha rochosa desabitada, reserva da fauna e flora. As ilhas têm um clima tropical, com temperaturas bastante constantes ao longo de todo o ano e chuvas abundantes. Os furacões são habituais de Julho a Outubro. As ilhas são em geral baixas. O ponto mais elevado é o Pico Boggy, com 402 m de altitude. A principal cidade deste pequeno país é a capital, Saint John's, em Antígua. A maior cidade de Barbuda é Codrington.

Economia: A economia se baseia no turismo e na construção civil. Embora existam outros cultivos, o mais importante é a cana-de-açucar. As principais industrias são as relacionadas a rum, licor e açucar.

História: Os siboneys foram os primeiros a habitar ilhas de Antígua e Barbuda em 2400 aC, mas eram tribos de ameríndios, arawaks e Caribes que povoavam as ilhas quando Cristóvão Colombo lá desembarcou na sua segunda viagem em 1493. Aos primeiros povoamentos por espanhóis e franceses sucederam-se os britânicos que formaram uma colónia em 1667. A escravatura, estabelecida para dar uma força de trabalho para as plantações de cana-de-açúcar em Antígua, foi abolida em 1834. O país integrou a Federação Leeward de 1871 a 1956. Foi colónia autónoma do Reino Unido (1956-1958), até fazer parte da Federação das Índias Ocidentais (1958-1962). Entre 1967 e 1981, foi um estado associado ao Reino Unido. As ilhas transformaram-se num estado independente dentro da Commonwealth em 1981.