quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Panamá



Panamá 


Capital: Cidade do Panamá

Cidade mais populosa: Cidade do Panamá

Área: 75.517 km²

Idioma: Espanhol

População: 3.309.679 habitantes

Densidade Populacional: 38 hab./km²

Regime político: República presidencialista

Lema: "Pro mundi beneficio" (latim: "Para o benefício do mundo")

Hino Nacional: Himno Istmeño

Moeda: Balboa panamenha (PAB), e Dólar estadunidense (USD)

Religião: Católicos romanos 67,8%, Protestantes 19,3%,Islamismo 3,5%,Budismo 2,1%,

Bahai 1,3%, Sikh 1%, Indígena 0,5%, Hindu   0,3%, Judaísmo 0,25%,Sem/outros 4,95%.

 

Clima: O clima é tropical, quente e húmido, com noites frescas. Somente a área mais baixa, na costa do Pacífico, tem uma estação seca durante boa parte do ano. A temperatura média térmica anual em ambas as costas é de 27 °C e de 10 °C a 19 °C nas montanhas. As chuvas mais intensas caem entre Março e Setembro. O índice pluviómetro anual situa-se entre 1.500 a 3.500 mm na costa do Caribe e entre 1.140 e 2.290 na do Pacífico.

 

Geografia: A República do Panamá está situada no istmo que une a América do Sul à América Central. O país, dividido pelo Canal do Panamá, faz fronteira ao norte com o Mar do Caribe, a leste com a Colômbia, ao sul com o Oceano Pacífico e a oeste com a Costa Rica. Tem uma superfície de 77.082 km². A capital é a cidade do Panamá. Sua moeda é chamada Balboa. Todo o país é atravessado por cadeias montanhosas. A serra de Tabasará, a oeste, tem uma altitude média de 1525 metros. Os rios mais importantes são o Tuira e o Chagres. No Golfo do Panamá encontra-se o arquipélago das Pérolas.


Economia: A principal fonte de recursos do Panamá está associada às operações realizadas no Canal do Panamá, cujo controle total passou ao Panamá em 1999. O Produto Interno Bruto é de 5,25 bilhões de dólares (1991), equivalentes a 2256 dólares per capita.A fortemente dolarizada economia do Panamá apóia-se num bem desenvolvido setor de serviços, que responde por 3/4 do Produto Interno Bruto. Os serviços estão associados à operação do Canal do Panamá, cujo controle total passou ao país em 1999, e também ao setor bancário e à zona de livre comércio de Colón, além do aluguel da bandeira panamenha para registro de navios.Os principais cultivos são a banana, a cana-de-açúcar, o arroz, o milho e o café. A pesca é uma das atividades mais importantes do país. O principal produto mineral é o sal. Os produtos industriais abastecem somente o mercado local.


História: O Panamá era parte do território da Colômbia, país que iniciou negociações no início do século XX com os Estados Unidos, após uma mal-sucedida tentativa de empresários da França, para que fosse realizada a construção do Canal do Panamá, que possibilitaria o trânsito de embarcações entre os Oceanos Atlântico e Pacífico com a consequente facilidade de aumento do comércio mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário